05 abril 2012

Vocaloids, sucesso e preconceito.


Ola crianças (e seres mais velhos hooy sempaai OwO/ ) hoje no começo do meu precioso feriado de páscoa *-* isso mesmo.... na quinta-feira eu tive aula =3= mó injustiça! para comemorar minha felicidade ou não resolvi postar sobre uma coisa que eu AMO DE PAIXÃO! Que seria meus amados e fofuchinhos vocaloids, mas... não é todo mundo que gosta deles que nem eu... muitas pessoas tem preconceito com eles, pois... eles não são humanos. 
Mas... antes de falar porque não gostar precisamos entender o que eles são não é mesmo? ta... ficou confuso né? hehe'


Vocaloid o que é? 
Vocaloid é um software de síntese de voz criado pela Yamaha Corporation com o objetivo de que um usuário crie músicas apenas digitando a letra e a melodia que deseja. Para isso claro que precisa saber um pouco de composição de música, e ter uma noção de japonês ou inglês (línguas que o programa é disponível).
Para substituir os cantores, criaram os próprios do programa, cantores virtuais. Ou como são chamado vocaloids. Cada um deles tem sua especialidade, alguns cantam músicas em inglês, e outros em japonês. É reconhecível pela pronunciação das palavras, e o sotaque mesmo escondido que carregam na voz.

Porque tanto preconceito?
Bom...nós temos que lembrar que no final das contas.... vocaloids não são humanos, são maquinas. Algumas pessoas justamente por isso não conseguem aceitar. Mas uma vez estava explicando para minha mãe pela 10000000000000 vez o que era vocaloid e ela me deu uma comparação bem interessante, é como se fosse uma animação, e um teatro. O cinema é feito com pessoas que moram muito longe de nós, em um mundo distante do nosso. No teatro são pessoas que você está vendo AO VIVO, está presente no momento dando tudo de si. O mesmo se passa com os vocaloids, eles são como se fosse o "cinema" e os cantores o "teatro".
Mas, geralmente as pessoas não pensam como eu, e outras acham as vozes da Miku muito irritantes, porém acho um grande erro pensar apenas na Miku como vocaloid, conhecendo apenas ela as pessoas julgam elesm sendo que existem outros TRILHÕES!

Porque tanto sucesso?

Vocaloid, além de várias pessoas odiando há várias pessoas amando também. Esse programa possui várias vantagens, da pra transformar o vocaloid que quisermos, mesmo que a maioria das pessoas usem um padrão para definir o personagem, por causa da voz, idade e aparência. As músicas deles são totalmente diferentes umas da outras, já que o autor é diferente. Vemos eles serem desenhados por vários mangakas e dando shows ao vivo. Isso faz o programa ganhar muitos pontos, além de conter vários tipos de cantores diferentes, com vozes diferentes e aparências diferentes. Talvez algumas pessoas se interessem apenas pelo fato de serem programas de computador e não pessoas, e mesmo assim cantando tão perfeitamente bem e superando vários cantores reais.

Um exemplo do preconceito:


[Legendas em Espanhol]
Uma Francesa falando mau do programa sem ao menos conhecer suas qualidades, falando mau não dos vocaloids, mas sim da Miku como se ela fosse a UNICA cantora virtual... isso já mostra o seu tamanho preconceito de sem ao menos conhecer sair xingando. O primeiro video que ela mostra como exemplo... nem é da Miku e sim da Luka para mostrar pra vocês o tamanho preconceito.

Um exemplo de Sucesso:


O sucesso mostrado no fantástico pela globo, porém ai já tem vários preconceitos hahah' carrega os mesmos preconceitos que o video acima, porém com alguns diferenciais, ele carrega tudo o que uma carregou para o lado negativo para o lado positivo. Mas... continuam ambos sendo precipitados e falando coisas sem conhecerem muito do assunto. Mas eles mostraram ter pesquisado um pouco e informaria uma pessoa que não conhecesse os cantores até que bem...


Espero que esse post inutil tenha servido pra vocês de algum modo > . < (ou não) ficaram com raiva da francesinha? Eu.... odeio aquela mulher =A=" acabou com minha imagem dos franceses (=3=). Gostaram de saber que a Miku apareceu no fantástico? Eu gostei disso, mostra como o programa está ficando cada vez mais famoso *-* só acho que eles deveriam ter pesquisado mais sobre os vocaloids antesde publicar a reportagem...

12 comentários:

  1. >.> como odeio gente que insulta dessa maneira os Vocaloids. Nem um bocadinho de respeito por eles e para os próprios fãs. Demo demo, *--* mas existe mais gente que os ama do que os odeia. ^-^

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o preconceito é tenso... mas eu não gosto dos vocaloids XD ^^'', só de algumas poucas musicas.. sei lá, nem de J-rock eu gosto muito e.e. Mas ué, nada contra também ;), respeito quem gosta =], e acho que não tenha nada haver esse negócio deles serem um programa ou não. Mas particularmente, eu gosto da carne, do suor, do esforço, gosto de saber o que os cantores e musicos pensam, como foi sua vida, como a banda foi criada, se ele teve alguma doença, se já sofreu algum acidente, gosto de ler entrevistas... sabe, no caso dos vocaloids é algo mais frio, mais moderno, mais robótico, eles não tem história, vida, não dão tudo de si ali em cima, eles são apenas máquinas, programadas para cantar aquilo que lhes foi designado, só, sem passado, presente ou futuro, só maquinas...

    Mas claro que essa é só minha humilde opnião e tem o maior respeito por quem gosta =]
    beijiinhos >.< ficou ótima a postagem

    ResponderExcluir
  3. Nyaaa ameeei o post nee-chan ^^ muito legal!!
    eu odeio aquela francesa >>.>> .q
    Aff sai falando sem saber -3- .hunf
    O v O sugooi , a okassan da nee-chan eh sugooi~
    Nyaa x3 amei muito o post
    Soh nao comento mais por que ta muito dificil de digitar pelo Cel ^^'
    Kissus nee-chan~ te adoro > 3 <

    ResponderExcluir
  4. Oi Plfrase!
    Eu sei que tu adora Angel Beats..ou será que adora mesmo o Naoi? rs
    Bom eu não gosto de Voclaoid. Na real acho meio sem sentido tamanho fenômeno. A Miku e os outros ficaram com tanto sucesso sendo que não possuem uma história como qualquer outro anime. Um programa de sintetizador de voz mas para se comprar um desses ouvi falar que é muito caro. Então..como o pessoal tem acesso? 0.o
    Sobre preconceito, qualquer obra tem e isso é fato. Eu acho que tem fã muito exagerado...
    tempos atrás em um evento otaku que fui tanta gente com cosplay de Vocaloid se apresentou no palco que o público estava começando a ficar cansado @_@.
    Mas enfim, gosto é gosto..só que agora eu ainda não entendi porque Vocaloid faz tanto sucesso kkkkk.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. @Hanna Yuuki
    Sim aquela francesa, não xingou apenas os vocaloids, mas os fãns deles também. Mesmo sem saber nada do assunto sair xingando sem argumentos descentes xT
    É... a várias pessoas que gostam *w* graças a deus vocaloid é um sucesso u.u isso é muito bom owo
    Mas acho que a muitas pessoas que não gostam...

    ResponderExcluir
  6. @Flávia Kuran
    Ohh o seu ponto de vista realmente é bem feito Flávia-chan! Sim preconceito é fogo xT
    Tem algumas partes que eu concordo com você e seu ponto de vista, porém... acho que é exatamente isso que me faz gostar deles, o esforço pode não estar naquele que canta, mas sim naquele que compõe, desenha e se preocupa. Mesmo sendo cantores virtuais dependem de várias pessoas, eles apenas contam uma história, não a fizeram ^^ é isso que eu acho...
    Mas eu achei realmente seu ponto de vista incrível *0*

    Kissus~

    ResponderExcluir
  7. @Okami-chan
    Ownn tmb de adoro nee-chan *v* fiquei feliz pelo comment viu? >w< nyaah~ eu tmb adorei a comparação que minha mãe fez o-õ
    Hahahah, ela saiu falando sem saber e se aprofundar no assunto pra saber se gostava ou não... inacreditavel xT
    Digitar no celular é horrivel =3=

    Kissus~ >3</

    ResponderExcluir
  8. @Tsu
    Hahaha' não é só por causa do naoi que eu gosto de angel beats... hehehe'' acho que você não é a unica que pensa assim xD' mas não é por causa dele nom...
    Realmente vocaloid é mó caro $.$ devem juntar grana sei la -qq ou vai ver que som riquinhos que compram -qq
    Bom realmente naquele evento que eu fui fiquei BOBA com tanta gente que foi fantasiado de vocaloid @.@ mas a maioria sempre é a Miku... acho que é um pouco pela voz irritante e fininha dela que vocaloids perdem tantos fãs também... sinceramente não sei o que eles vem nela =3=

    Kissus~

    ResponderExcluir
  9. Oi Pla-Chan, td bom?? >.<
    eu queria te perguntar se vc num podia fazer um post descrevendo os vocaloids...pode ser?
    Te adoro! [=
    Kissus ~~
    Love ya

    ResponderExcluir
  10. Eu sou francesa,mais tipo,eu AMOOOOOOO vocaloids =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO MESMO! Soh aquela francesa que era dumal çwç gomen se te ofendi (>////<) hontoni gomenassai!!!!

      Excluir
  11. Sabe como baixar o programa que eles usam como um sintentizador de voz? Queria aprender a usar XD

    ResponderExcluir